Nossa fé - Em que Cremos - alguns tópicos principais da nossa fé.
EM QUE
CREMOS
Somos cristãos reformados. E
para que vocês possam conhecer a Igreja Presbiteriana do Brasil, e no que ela
crê como Igreja Reformada, abaixo você encontra alguns tópicos principais da
nossa fé.
DEUS E A
SANTÍSSIMA TRINDADE
a- Há um só Deus vivo e
verdadeiro, o qual é infinito em seu ser e perfeições. Ele é um espírito
puríssimo, invisível, sem corpo, membros ou paixões; é imutável, imenso,
eterno, incompreensível, - onipotente, onisciente, santíssimo, completamente
livre e absoluto, fazendo tudo para a sua própria glória e segundo o conselho
da sua própria vontade, que é reta e imutável.
b- Deus tem em si mesmo, e de
si mesmo, toda a vida, glória, bondade e bem-aventurança. Ele é todo suficiente
em si e para si, pois não precisa das criaturas que trouxe à existência, não
deriva delas glória alguma, mas somente manifesta a sua glória nelas, por elas,
para elas e sobre elas.
c- Na unidade da Divindade há
três pessoas de uma mesma substância, poder e eternidade - Deus o Pai, Deus o Filho
e Deus o Espírito Santo.
A BÍBLIA
A Fé Reformada considera a
Bíblia com a maior seriedade. Esta não é senão outra maneira de dizer: “Porque
dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele
eternamente. Amém.” (Rm. 11.36). A Fé Reformada busca manter corretamente
entendido o ensino integral da Bíblia.
a- Suficiência - A Fé
Reformada encontra toda a sua autoridade no ensino da Palavra de Deus. A Bíblia
é a única regra infalível sobre o que devemos crer e como devemos viver.
b- Necessidade - A Bíblia é a
revelação da vontade e da pessoa de Deus. “o homem não vive só de pão, mas de
tudo o que sai da boca do Senhor” (Dt 8.3). As Escrituras Sagradas são
“indispensáveis” porque somente através dela vem “aquele conhecimento de Deus e
da sua vontade necessário para a salvação”.
c- Inerrância - A Bíblia está
livre de erros, uma vez que foi entregue pelas mãos de Deus. O salmista diz o
seguinte: “A lei do Senhor é perfeita... Os estatutos do Senhor são dignos de
confiança... Os preceitos do Senhor são justos... O temor [objeto de
referência, chamado, a Palavra de Deus] do Senhor é puro” (19:7-9). A Bíblia
não caiu do céu. Homens escreveram, mas com sua forma de escrita, com toda
variedade de vocabulário e estilo próprio, o Espírito Santo, pela sua palavra e
exposição, foi determinante para o resultado da Palavra.
d- Clareza - A Bíblia é clara
e isso é fruto de sua inerrância. Salmo 19:8 diz, “Os mandamentos do Senhor são
radiantes, trazendo luz aos olhos.” Na Escritura não são todas as coisas
igualmente claras em si, nem do mesmo modo evidentes a todos; contudo, as
coisas que precisam ser obedecidas, cridas e observadas para a salvação, em um
ou outro passo da Escritura são tão claramente expostas e explicadas, que não
só os doutos, mas ainda os indoutos, no devido uso dos meios ordinários, podem
alcançar uma suficiente compreensão delas.
FUNDAMENTOS
DA NOSSA FÉ
a- Depravação Total - O homem
em seu estado natural está morto em suas faltas e pecados. A Fé Reformada nos
ensina que a habilidade humana sofreu uma mudança drástica como resultado da
sua queda no pecado. O homem era originalmente livre e capaz de fazer a vontade
de Deus. Mas “por causa de sua queda em um estado de pecado”, ele teve “total perda
de suas habilidades de querer fazer qualquer bem espiritual, junto com a
salvação: então como, um homem natural, sendo adverso a tudo que seja bom, e
morto no pecado, não é capaz, pela sua própria força, de converter a si mesmo
ou preparar-se para tal situação?” É isto o que as escrituras ensinam, quando
elas dizem, “Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está
sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar”(Rom. 8:7). A depravação do homem,
em outras palavras, é total por natureza.
b- Eleição Incondicional -
Deus o Pai escolheu soberanamente aqueles que serão salvos. Todos os cristãos
confessam que Deus é soberano. Este é o ensinamento que significa que Deus
realmente é Deus. Pois como dizem as Escrituras, “Todos os moradores da terra
são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o
exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem
lhe dizer: Que fazes?” (Dan. 4:35). Ele é verdadeiramente Senhor de Tudo, e
“segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua
vontade” (Ef. 1:11). Por outro lado, como já temos visto, o ser humano é
limitado pela perda de suas habilidades, então, não é a soberania de Deus que
torna impossível para o ser humano fazer aquilo que precisa ser feito para sua
salvação! Não, foi a própria rebeldia do homem que fez isto. A doutrina da
eleição incondicional simplesmente significa que Deus, pela sua Soberania e por
causa do nosso estado de debilidade, tem a decisão final sobre os que serão
salvos, e Ele não os escolhe pelo fato de terem algo diferente em si mesmos,
escolhe por seu amor e liberdade.
c- O Sacrifício Limitado - O
Senhor Jesus morreu por todos aqueles a quem o Pai concedeu graça, e somente
por eles. Nós fomos salvos porque Deus, o Pai nos escolheu para sermos salvos.
Mas nós não somos salvos somente pela eleição. Não, nós somos também salvos
pelo sacrifício sofrido por Jesus na cruz. Pois, como a Bíblia diz, seu nome
seria Jesus porque ele iria “salvar seu povo de seus pecados” (Mateus 1:21). O
sacrifício é limitado - não em seu valor, mas somente para aqueles a quem foi
aplicado. O sangue de Jesus é precioso; ele tem valor ilimitado. Também não
seria seu valor exaurido se todos os seres humanos fossem de fato salvos por
ele. Mesmo assim, existe uma limitação imposta sobre o sacrifício de Cristo,
por desejo do Pai. Aqueles que são salvos pelo sangue de Jesus Cristo são
somente aqueles de quem a intenção do Pai era de serem salvos.
d- Graça Irresistível - O
Espírito Santo soberana e efetivamente aplica a salvação ao eleito. Se os
homens fossem deixados na dependência de sua própria força e habilidade em
qualquer ponto no processo de salvação, nenhum poderia ser salvo. Mas esse não
é o caso. A Fé Reformada ensina a todos que Jesus orou: “Todo aquele que o Pai
me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei
fora.”(João 6:37), e aqueles que Jesus afirmou: “Ninguém pode vir a mim se o
Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.”(ver. 44).
E é aqui que vemos o ministério salvador do Espírito Santo. O Deus triúno
verdadeiramente salva seus eleitos pela iluminação de suas mentes espiritual e
salvificamente para entender as coisas de Deus, tirando seus corações de pedra,
e dando a eles um coração vivo; renovando suas vontades, e, pelo seu grandioso
poder, determinando-os para aquilo que é bom, e efetivamente atraindo-os para
Jesus Cristo: Ainda assim, eles vêm livremente, sendo feita sua vontade pela
Sua graça.
e- Perseverança dos Santos -
Aqueles que são verdadeiramente salvos nunca se perderão. Aqueles que Deus
aceitou como seus amados... Não podem nem totalmente ou finalmente cair de seu
estado de graça, mas certamente irão perseverar íntegros até o fim, e ser
eternamente salvos. Eles não podem “cair da graça” porque Deus traz a obra da
salvação a um estado de perfeição que é exclusivamente Seu. Se os seres humanos
fossem salvos por Deus, para depois se perderem novamente por causa de seus
atos, então Deus seria um fracasso! E isso parece acontecer. Mas isso não
acontece de forma alguma, porque “Estou plenamente certo de que aquele que
começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.”
(Filipenses 1:6). Este ato se deve totalmente ao poder de Deus, e não à força
vinda do crente; mesmo os cristãos verdadeiros não podem fazer nada por si
próprios. Existe, pela criação e sustentação da graça de Deus, uma fé
insaciável, um desejo por Deus no coração de cada verdadeiro crente, que é
encorajado e capacitado para lutar o bom combate da fé, mantendo-se fiel até o
fim.